O Líder em Mim (OLEM) é um programa que visa ao desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos. O objetivo é dar o suporte tanto para a instituição de ensino quanto para os estudantes, com o intuito de criar um contexto propício para a aplicação dessas competências.

O OLEM proporciona às escolas um trabalho para fornecer aos estudantes uma formação integral, desenvolvendo as suas potencialidades. Dessa forma, o aluno se torna protagonista não apenas do processo de ensino-aprendizagem, como de todos os aspectos da sua vida. O programa tem como objetivo promover a participação, a responsabilidade e a autonomia dos alunos, preparando-os integralmente.

O programa foi desenvolvido originalmente nos Estados Unidos, baseado em estudos de doutorado de Stephen R. Covey, autor do livro “Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”. Os conceitos abordados pela obra foram adaptados à realidade educacional do Brasil.

A Árvore dos 7 Hábitos

Relacionados diretamente à rotina do aluno, os sete hábitos refletem os cinco domínios das competências socioemocionais: Consciência, estabilidade emocional, abertura a novas experiências, amabilidade e extroversão. Acreditando no impacto posivivo e construtivo que esse trabalho edifica no Colégio Convergente, os hábitos são postos em prática dentro e fora da sala de aula, estando presente no cotidiano de todos que formam a nossa instituição. Vamos conhecê-los?

HÁBITO 1: SEJA PROATIVO

Trazendo à tona responsabilidade, escolha, iniciativa e criatividade, busca desenvolver o sentimento necessário que determina o agir, a tomada de atitudes e o protagonismo dentro e fora do contexto escolar.

HÁBITO 2: COMECE COM O OBJETIVO EM MENTE

Entendendo a importância da delimitação do propósito que promove o comprometimento pautado na visão de mundo socialmente construída, lava-se o aluno a estar segundo quando aos seus objetivos.

HÁBITO 3: FAÇA PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE    Foco, integridade, disciplina e priorização.

Reconhecer, entre as atitudes o objetivos, as prioridades faz do ser humano um ser disciplinado, íntegro e que age conforme a prevalência da necessidade frente ao contexto no qual está inserido.

HÁBITO 4: PENSE GANHA-GANHA

O convívio social comprova, nas diferentes situações em que estamos inseridos, que o benefício que se destina a outrem é, também, a benesse que se recebe.

HÁBITO 5: PRIMEIRO COMPREENDER, DEPOIS SER COMPREENDIDO

Respeitar, compreender, considerar são três das atitudes basilares que incidem sobre o convívio sadio em sociedade. Ser empático favorece tanto a compreensão do outro, quanto a construção do que se é, estando, sempre, em estado de aprendizado.

HÁBITO 6: CRIE SINERGIA

Trabalhar em equipe, cooperar, saber conviver com a diversidade constróem qualidades que são imprescindíveis para a formação do cidadão ético.

HÁBITO 7: AFINE O INSTRUMENTO

Estando em constante aprendizado, ações como renovar, melhorar e saber o equilíbrio entre as qualidades e as atitudes melhoram, consideravelmente, o ser e o estar no mundo.